Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012


PÓLEN



O Pólen apícola é diferente do pólen das plantas porque a abelha aglutina-o com a saliva, para que possa ser fixado nas corbículas(cestas das patas traseiras) e transportado para a colmeia. Como a saliva da abelha é rica em enzimas, aminoácidos e vitaminas, o pólen possui uma riqueza infinita de minerais, proteínas e fibras vegetais, logo resulta num produto de alto valor nutritivo.


Há na natureza 22 aminoácidos essenciais para a saúde humana, e o pólen é o único alimento que contém todos os 22 aminoácidos. Quase todas as vitaminas foram identificadas no pólen, sendo particularmente rico em carotenos (vitamina A).


Algumas variedades como o pólen de acácia contém 20 vezes mais caroteno que a cenoura que considerada a principal fonte dessa vitamina. É rico em rutina ou vitamina P, que fortalece os capilares, veias e artérias e reverte o endurecimento destas últimas e por isso é muito importante para o sistema cardiovascular, especialmente após os 40 anos.


O pólen é uma fonte preciosa de oligo-minerais com mais de 22 elementos. Os oligo-minerais são elementos químicos (titânio, níquel, cobalto, silício,...) que o organismo humano necessita em pequenas quantidades e que não existem na maioria dos produtos alimentícios. A medicina orto-molecular, hoje em dia, está demonstrando a importância dos oligo-elementos para o bom funcionamento do nosso organismo.
Os níveis de vitaminas em 100g de pólen são os seguintes: Vit.A 50 mg, Vit B1 10 mg, Vit B2 10mg, Vit B3 20 mg, Vit B5 120 mg, Vit B6 5 mg, Vit C 80 mg, Vit E 100 mg, Colina 690 mg, Vit P 50 mg. O pólen constitui-se ainda de: Ácidos graxos 23,6%, Ácido Linoléico 39,4%, Carboidratos 38,2% dos quais 31% é açúcar total e 7,2% celulose, Proteína de 10% a 35%. Há vestígios de 15 elementos no pólen os quais são necessários ao organismo humano, que são: ferro, iodo, cobre, zinco, manganês, cobalto, molibdênio, selênio, cromo, níquel, estanho, estrôncio, boro, flúor e vanádio.


Os níveis de flavona são de 2,54g para 100 g, sendo que os compostos flavonóides têm funções de prevenir as arterioscleroses, diminuir os níveis de colesterol, aliviar a dor e proteger de radiações. Na Grécia antiga existia uma bebida considerada a bebida da imortalidade, que era uma mistura de mel e pólen, denominada de AMBROSIA, fonte de inesgotável poder para o organismo humano.


O pólen é rico em hormônios vegetais, que se sabe, não tem efeitos colaterais e tem surpreendente faculdade de regular as glândulas endócrinas, e por isso seu uso tem uma ação efetiva especialmente sobre a próstata.


O pólen exerce também uma ação reguladora das funções intestinais,especialmente para pessoas com intestino preguiçoso, pois regula a flora intestinal. É excelente no tratamento de anemias, elevando rapidamente a taxa de hemoglobina no sangue, uma vez que regenera os glóbulos vermelhos.


O pólen melhora a oxigenação do sangue, fazendo com que a circulação seja melhor, sendo assim um excelente antidepressivo, além de auxiliar no combate ao stress, evitando assim úlceras e gastrites de fundo nervoso. Provoca euforia e um melhor ânimo, melhorando o humor daspessoas. É indicado para problemas de obesidade por ser um poderoso complemento alimentar protéico, diminuindo a vontade de ingestão de carne.


Na China estudos foram realizados comprovando que o pólen tem poder de reduzir o colesterol, sendo que pacientes com taxas de colesterol de 279 mg/dl e lipídios neutros de 210 mg/dl, após dois meses de administração de pólen baixaram as taxas laboratoriais para colesterol 158 mg/dl e lipídios neutros 102 mg/dl.
 

O pólen assim como a geléia real é indicado para as síndromes do climatério feminino e masculino, por atuar como estimulador do organismo e regulador das funções orgânicas. É recomendado para ser consumido por pessoas que têm problemas com: visão, envelhecimento cerebral, anemia, aparelho digestivo, cardiovascular e urinário, hormônios sexuais e prostatismo.


Também regula a flora intestinal, regenera a heTambém regula a flora intestinal, regenera a hemoglobina e os glóbulos vermelhos e por conseqüente, uma melhor oxigenação do sangue e dos tecidos. Possui a surpreendente facilidade de regular as secreções das glândulas endócrinas. Por isso é o único nutriente da PRÓSTATA, proporcionando seu rejuvenescimento. O pólen deve ser consumido diariamente, porque pode fornecer todos os aminoácidos necessários ao metabolismo biológico, assim trará ao homem benefícios no: HUMOR, DISPOSIÇÃO, VITALIDADE E DIMINUIÇÃO DO ENVELHECIMENTO CEREBRAL.


Todos os produtos das abelhas, quando corretamente utilizados, possuem efeitos benéficos para a saúde humana e são uma dádiva da natureza. Contudo, devem sempre ser usados como complemento e manutenção da saúde e, em caso de enfermidades, nunca devem substituir a consulta à um profissional de saúde.
 Autor: Prof. Msc. Silvio Lengler, e-mail: slengler@uol.com.br

Pólen

Pólen, conhecido como o “pão das abelhas”, é um produto da colméia procedente da coleta, por parte das abelhas obreiras, dos estames das flores na forma de pó muito fino. Na verdade, são esporos contendo células masculinas das flores, cerca de 40 micrometros aproximadamente, aglomerados na forma de bolinhas e trazidos em suas patas traseiras para a colméia.

O pólen é rico em aminoácidos e proteínas, também em lipídios e minerais. Contém cerca de 40% de proteínas, mais da metade delas está em forma de aminoácidos livres, 40% de carboidratos (vários tipos de açúcares), 5% de graxas, 3% de minerais e 3 a 4% de umidade. O resto, cerca de 13%, é constituído por várias substâncias e entre elas estão: o ácido pantatênico, ácido nicotínico, ácido fólico, cianocobalamina e taxas de vitaminas A,C,D e E.

O pólen é benéfico como agente anti-inflamatório, por exemplo, em processos prostáticos. Igualmente benéfico em sua atuação no aparelho digestivo como estimulante do intestino preguiçoso, tendendo ao equilíbrio em casos de diarréia ou enterite. É bom para as pessoas com fadiga física e mental, assim como em situações de hipertensão.

Como cada tipo de pólen vem de um tipo de planta, admite-se que o pólen de uma planta medicinal proporcione os mesmos efeitos curativos desta. Dependendo da procedência do pólen, ou seja, das propriedades terapêuticas de suas plantas de origem, seus efeitos medicinais também variam.

Pesquisas recentes indicam que o pólen é o alimento mais completo e valioso da natureza, pois além de conter todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano, também é rico em oligoelementos minerais, fibras, hormônios vegetais e vitaminas.

O pólen também estimula o funcionamento de todos os órgãos internos, melhorando, inclusive, o desempenho sexual. Tem valor nutritivo muito superior à carne ou à proteína de soja. Possui propriedades antioxidantes e antianêmicas, podendo ser utilizado no tratamento de anemias profundas, visto que eleva rapidamente a taxa de hemoglobina no sangue.

Exceto nos casos de pessoas alérgicas, o pólen é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.


Pólen Indicado para Depressão, Próstata e Outros Males
As abelhas colhem pacientemente as bolinhas de polen porque sabem que são ricas em proteínas, sais minerais e vitaminas. Alem de aminoácidos preciosos para diversas doenças do intestino, nervos e cérebro.

Muita gente se quer conhece o que e polen. Muito menos ainda que esses grãos da flor são nutritivos, contem proteínas, vitaminas, sais minerais e aminoácidos. Com isso o polen combate neurastenia, anorexia, impotência sexual, combate inflamações da próstata e diversos tipos de inflamações intestinais e estomacais. Tudo isso, como detalhe, o polen e alimento natural colhido pelas patas das abelhas.

Na composição do grão de pólen encontramos as seguintes substâncias:

Proteína: 35%. Ácidos essenciais não sintetizáveis
Lisina: aminoácido que contribui para a absorção de cálcio, estimula o apetite, a digestão e renova os glóbulos vermelhos
Triptofano: auxilia na assimilação da vitamina PP
Arginina: auxilia no tratamento de impotência sexual masculina e feminina e a esterilidade
Histidina: auxilia na formação da hemoglobina sanguinea
Fenilanina: aumenta o metabolismo da vitamina C
Cistina: aumenta a elasticidade ou tônus da pele
Tirosina: a radiação penetra com menos intensidade na pele sob efeito desse aminoácido
Leucina: os diabéticos e insuficientes do pâncreas por alcoolismo encontram um aminoácido que resulta em proteção e estimulo ao pâncreas
Metionina: auxilia o trabalho do fígado e do aparelho digestivo em geral
Ainda se encontram no grão de polen outros nutrientes já conhecidos: Glicideos 40%, Lipídeos 5%, Água 5%, Vitaminas B, C, D, E, pro-vitamina A, sais minerais como: cálcio, potássio, magnésio e fósforo e também enzimas.

Portanto, indicam o pólen para diferentes tipos de tratamento:

Prevenção contra agressões microbianas
Reequilibrador das perturbações funcionais do metabolismo em mau estado
Reequilibra as pessoas prostradas por enfermidades, as fatigadas, enfraquecidas e intoxicadas
As pessoas com anorexia encontram o apetite e a recuperação de peso
E recomendado no estado de carência de cálcio, raquitismo, atraso de crescimento e no aleitamento. Portanto e ótimo em casos de anemia.
Combate a fadiga intelectual, melhora a atividade cerebral e memória
Regula os intestinos: prisão de ventre crônica, diarréias, combate as colites, as fermentações e impede as putrefações
Graças a rutina evita a queda de cabelo
Astenia sexual e impotência
Prevenção a hipertrofia da próstata

Nenhum comentário:

Postar um comentário